Antes de dormir – S. J. Watson

Posted in Livros by

Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar… Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?

 

Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E sobre o quanto podemos confiar em quem está perto de nós.Cristine é uma mulher sem memória. Cada dia para ela, é como um dia completamente novo, com a desvantagem de não lembrar absolutamente nada do que fez no dia anterior. Basta dormir para que todas as suas memórias do dia, sejam deletadas. Todas as manhãs ela acorda ao lado de um homem que não conhece, em uma casa que não reconhece ser sua. O medo sempre toma conta ao amanhecer, até que Ben, seu marido, lhe conte o que aconteceu e o porquê de ela não lembrar do passado. Ben é um homem dedicado, atencioso e cuida de sua esposa desde que finalmente ela conseguiu sair do hospital. Mas ele não está contando toda a verdade para Cristine. Há muitas coisas que Ben esconde de sua esposa. Do outro lado da história, surge o dr. Nash. Um homem disposto a ajudar Cristine a lembrar do que aconteceu no fatídico dia em que sua vida mudou para sempre. Ele então sugere que ela comece a escrever um diário. E que nele, conte tudo o que ela faz durante o dia. Mas que ela não deve contar a Ben sobre isso. Cristine então passa a escrever sobre seus dias e as remotas lembranças que lhe assaltam. E vai descobrir, que Ben não é exatamente a pessoa que diz ser, que ele esconde mais coisas do que ela supõe, e que ela não pode confiar em todos. Tive a curiosidade de ler esse livro, quando alguém mencionou que ele tinha virado filme. Como eu não gosto de ver o filme antes, decidir ler o livro, para só então ver o filme. Não é uma história ruim, muito pelo contrário, ela deu muitos nós na minha cabeça, porque tinha momentos em que eu não sabia se o que eu estava lendo era um relato dela do diário, ou se era o que estava realmente acontecendo naquela hora. Só o que me deixou um pouco fustigada, é que no início parecia que nada aconteceria de extraordinário. A historia deu várias voltas, se arrastou bastante. Para mim, só ficou bacana mesmo do meio para o fim. Foi aí que eu realmente tive vontade de terminar o mais rápido possível.

Uma coisa legal, foi o fato de eu ter ficado completamente perdida sobre o culpado por Cristine estar sem memória. Culpei a todos e por um momento, achei que no final ela diria que era tudo uma grande invenção, só para pregar uma peça no leitor. O final também foi surpreendente, eu realmente não esperava. Por isso  fiquei de cara, me perguntando se realmente existe uma pessoa capaz de fazer uma crueldade daquelas. Era angustiante saber que, no próximo capítulo, quando ela enfim dormisse, acordaria sem lembrar de absolutamente nada. Sofri com a personagem, me coloquei no lugar dela e, por alguns momentos, me perguntei como seria minha vida, se eu perdesse a memória daquela forma. É uma coisa que não dá para imaginar. E o bom de um livro, é você se imaginar na pele do personagem. Acho que quando isso acontece, é porque o escritor atingiu seu objetivo. Por fim, achei o livro bacana, gostei da escrita do autor, uma história bem elaborada, muito bem contada. E eu não senti a mínima falta de ler o livro pela perspectiva de Ben! O autor conduziu bem todo o enredo. Uma história intrigante, no mínimo. Recomendo. Agora vou ver o filme, só para no final dizer: “não tem nada a ver com o livro!” Quem nunca? Rsrs

Antes de dormir – S.J. Watson
Editora Record
Ano: 2012 / Páginas: 400
COMPRAR: Amazon

Comente também pelo Facebook

Previous Post Next Post

Leave a Reply

:D :) ^_^ :( :o 8O :shock: 8) ;-( :lol: xD :wink: :evil: :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit: :alien: