A dama de papel

Posted in Livros by

a damaLocalizado na zona periférica de Londres em meados do século XIX, o bordel de Molly está sempre repleto de fregueses: ricos e pobres, magnatas e operários. O que nenhum deles sabe – nem mesmo as outras trabalhadoras do estabelecimento – é que a dona do prostíbulo optara por ser “mulher da vida fácil” após fugir de um casamento forçado, abrigando-se nas entranhas de um cortiço na busca indelével por liberdade. Certa vez, no entanto, Molly é inebriada pelas propostas de um cliente: Charles O’Connor, o herdeiro de um império têxtil, deseja que ela seja somente sua. Molly, arrebatada pelas sensações provocadas pelo novo amante, se vê obrigada a questionar o modo de vida que conduzira com orgulho até então, além de testar os limites da liberdade obtida a duras penas. Entregues à avassaladora paixão e à incrível química sexual que os unem, Molly e Charles precisarão enfrentar as represálias sociais e a moral conservadora da época para dar continuidade a este amor proibido. Mas terão de pagar um preço alto por suas decisões.

A história de Melinda se passa na belíssima Londres de 1875. Melinda, ou melhor, Molly, é uma mulher muito a frente do seu tempo e do pensamento conservador da época. Arredia e rebelde, é extremamente difícil aceitar o noivo que seu pai escolheu para ela. Albie, é um velho nojento e asqueroso e Molly não aceitou seu futuro. Fugindo de casa na calada da noite, ela enfim escolheu seu destino. Mas o destino as vezes nem sempre é o que se espera.
Acolhida por uma prostituta, Molly enfim, aprende o poder que seu corpo e suas entranhas pode ter sobre um homem. Enfim, se torna uma das prostitutas mais requisitadas do bordel em que foi acolhida. Certo dia, ela recebe uma proposta do mais novo cliente, Charles O’Conel, herdeiro de um império.
Molly se entrega às promessas de amor de Charles. Porém, a diferença financeira e de status dos dois é um grande empecilho desse amor.

a dama de papel
Uma paixão avassaladora e arrebatadora. Será que ambos estarão prontos para fazer escolhas? Será que conseguirão enfrentar o mundo diante de todas as dificuldades? Será que o amor supera qualquer coisa?
Molly e Charles sentirão na pele a dor e a alegria que só sente, quem ama desesperadamente e de verdade.Eu fiquei extremamente surpreendida com esse livro. Uma leitura muito fácil e envolvente. Levei apenas um dia para ler.
Alguns trechos me fizeram pensar no nosso papel como mulher, perante a sociedade naquela época. Se hoje já é difícil, imagina para uma mulher que ousava desobedecer uma ordem. Imagina ser prostituta quando eramos educadas para falar apenas quando permitido? Tratadas como ratazanas, as prostitutas não tinham outra opção a não ser, dar seus corpos à quem lhes pagassem. Ser mulher e independente, custava muito caro, custava a vida muitas vezes, a dignidade e a alegria. Porque a única opção que as mulheres tinham, era se prostituir para não morrer de fome.

Mas morriam de coisas bem piores, como: o julgamento das pessoas, a solidão… Morriam de infecção por causa de abortos, morriam e não tinham ninguém para chorar por elas. Eram esquecidas, abandonadas, a parte podre da sociedade. No entanto, ouso dizer, que a parte podre de verdade, estavam dentro das casas grandes, nas mãos manchadas de sangue, na hipocrisia dos homens de bem, que durante o dia execrava essas mulheres e, na mesma noite, deitavam-se com elas e lhes faziam juras de amor eterno.
Catarina Muniz, faz a gente se imaginar dentro da história, vivendo a vida daquelas mulheres, sentindo suas dores, angústias e tristezas. Elas não tinham valor algum, apenas por não terem um marido do lado. Não tinham liberdade, não tinham nada. Essa história me fez feliz e triste.
É um romance sensual e, apesar de não gostar muito desse tipo de leitura, não achei chato. Muito pelo contrário, achei o erotismo na medida certa. Naquela medida que você se imagina na personagem. Recomendo muito e espero ler mais dessa autora que além de mulher, é brasileira e nordestina.

A dama de papel – Catarina Muniz
Universo dos Livros
Ano: 2015 / Páginas: 256
Comprar: AMAZON
5 star

escrito por di azevedo

Comente também pelo Facebook

Administradora do blog, apaixonada por livros, filmes e séries, frio, chuva, e dias cinzentos. Bem vindos ao meu Cantinho.

Previous Post Next Post

Leave a Reply

:D :) ^_^ :( :o 8O :shock: 8) ;-( :lol: xD :wink: :evil: :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit: :alien: